Monday, July 1, 2013

Falando de K-pop~ #2: Introdução

Saudações~ Hun, hun, hun, hun.

K-pop (Korean Pop), era o nome dado a cultura pop coreana como um todo, mas com o passar do tempo, ficou conhecida só como a parte musical da coisa (sul-coreana, por favor, não confundam >__<).  Foi ganhando destaque mundial a partir de 2009, e chegamos a esse ponto hoje em dia.

SNSD- Girls Generation em The Boys

O k-pop é caracterizado por sua diversificação, ou simplesmente distinção dos grupos musicais 'comuns' (ocidentais). São muitos grupos musicais (girlbands e boybands) e alguns cantores solo. Os grupos musicais dançam, cantam, mas principalmente dançam de forma que mesmo a música sendo lenta, consegue-se perceber a energia transmitida ali.

Crayon Pop

São inúmeras as gravadoras, mas as mais conhecidas são a SM , YG, LOEN, CUBE, TSENT, Starship, CJN, JYP, Warner Music...

Super Junior

Volta e meia aparece um grupo novo *puff*. Pode até parecer, mas não é simples quanto parece; há uma grande preparação antes do debut, algo como uma "escola" preparatória onde os futuros k-idols são chamados de trainees. Alguns artistas realmente vão a escolas especializadas em música, nessas escolas os professores escolhem os melhores, promovem um show e contactam algumas gravadoras para contratar tal pessoa, mas esse é um caso não muito comum.


EXO em XOXO/Wolf, seu trabalho atual


A presença artística dos k-idols vai além dos palcos, é necessário sempre estar presente de alguma forma (aparecendo em Variety Shows, fazendo CFs, coisas do tipo). Em alguns casos, isso vale mais do que o próprio talento do artista. É questão de carisma.

Girl's Day em Expectation (Expect)

A parte visual da coisa também vale muito, mas é um tanto quanto controvérsia. Ao mesmo tempo que um grupo com um visual mais "conservador" faz sucesso, outro extremamente extravagante pode fazer também. Aprecia-se muito o exótico mas também o simples nos conceitos orientais.

4minute

Dentro do universo da música coreana também tem o K-Indie que consiste em músicas mais suaves, geralmente de cantores solo ou duetos, acompanhados de um violão, obviamente não dançam, diferente dos artistas de k-pop (que de vez em quando lançam alguma música semelhante ao k-indie).


Juniel, cantora de k-indie

O debut japonês faz parte do desenvolvimento de quase todo grupo, cantor, whatever. Depois do básico conquistado, lançam um album japonês e passam um tempo promovendo-se lá.

SHINee em seu debut japonês



Finalmente saiu, eeh~ Obrigada a minha unnie badass que me ajudou a coletar informações para esta obra magnífica~

Em breve o dicionário de termos frequentemente usados (pra não ficarem voando com o pônei colorido nas manjarias do k-pop)

Espero que tenha ajudado minimamente os noobs nesse assunto~ Comentarei mais coisas depois



Bai bai, lindonas(os) -q